terça-feira, 19 de novembro de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Será formada uma comissão para tentar reativar o Conselho Municipal de Segurança em Tijucas

 A Audiência Pública sobre segurança, que aconteceu segunda-feira (18), nas dependências da Câmara de Vereadores de Tijucas, deixou claro o que todos já sabíamos. Não temos efetivo policial e a Administração Municipal mais uma vez se mostrou desrespeitosa com a comunidade de Tijucas, quando não chamou a responsabilidade para si e se colocou a frente para ajudar a resolver os problemas.
A ausência do Judiciário, MP e secretariado municipal foram sentidas.
FALTA DE RESPEITO
Uma total falta de respeito com o vereador Éder Muraro e com todo legislativo, por parte do prefeito Valério Tomazi, no momento em que o vereador usou da tribuna e o prefeito passou a conversar com o presidente da casa, não dando a atenção devida ao assunto. Ignorando o que o vereador falava.
PRESIDENTE OAB
O advogado Sávio Assunção Milanez, Presidente da OAB Subseção de Tijucas, deixou o público presente alarmado quando disse que os oficiais de justiça do Fórum de Tijucas pediram para a que fosse feito algo em relação ao Jardim Progresso, pois já não conseguem mais entregar intimações na localidade sem serem ameaçados.






DELEGADO PEDRO HENRIQUE
O Delegado de Polícia, Pedro Henrique, lembrou que durante os ataques criminosos comandados por facções do estado catarinense, onde vários ônibus foram incendiados, também aconteceram três mortes por confronto contra polícia, em todo estado. Duas delas na cidade de Tijucas, no Loteamento Jardim Progresso.
Falou da dificuldade de trabalhar com o reduzido número de policiais, mas deixou claro que a polícia vem fazendo a sua parte. Falta o poder público dar a sua contribuição.


CAPITÃO SEBASTIÃO
O capitão da PM, Jefferson Sebastião, iniciou sua fala com a seguinte frase. “Segurança vai muito além das polícias”.
Estradas mal conservadas, ruas mal iluminadas, dificuldade que atrasam a chegada dos policiais, tudo isso reflete na falta de segurança.
Pátio para colocação de veículos apreendidos está desde o ano de 2010 para ser resolvido e até agora nada.
“Não temos conhecimento de quantas famílias existem dentro do Jardim Progresso, município não tem controle de dados, não tem planejamento” disse o Capitão, se referindo a falta de informações do município para ajudar o trabalho policial.
Foram 17 armas de fogo retiradas das ruas nos últimos meses, a PM teve um aumento nos atendimentos de ocorrências de 38% no último mês.
O Capitão da PM ainda ressaltou que quando a polícia solicita algo ao poder público, resposta tem que ser imediata para que o trabalho policial não seja comprometido.
TENENTE RIBEIRO
O comandante interino do Corpo de Bombeiros de Tijucas, Tenente Wilson Ribeiro, também fez queixas ao efetivo reduzido, mas disse que isso é um problema para os comandantes gerirem. O tenente ressaltou que infelizmente não consegue dar o atendimento que a população merece.
Ribeiro foi muito feliz em suas colocações quando questionou sobre a falta de projetos sociais nas áreas mais carentes, onde o crime se expande.
“Somos a única face do Estado que eles conhecem, só veem a presença do Estado quando é para reprimir, para combater o incêndio em suas casas ou para um atendimento de emergência resultado de um crime. Por que a Saúde, a Educação e as Ações Sociais não chegam lá?”
O Corpo de Bombeiros de Tijucas hoje possui apenas 14 bombeiros no quadro militar.
TENENTE CORONEL MARTINEZ
Marcello Martinez Hipólito, Comandante do 12º BPM  disse que para o dia 15 de dezembro Tijucas irá receber 7 novas viaturas policiais, São João Batista 2, Canelinha 2, Nova Trento 2, Major Gercino 1.
Martinez disse que o poder público precisa ser mais parceiro e citou em uma frase que as prefeituras são fábricas de produzir marginais. Querendo dizer com isso que: As Administrações só pensam nos votos e esquecem o lado social e de infraestrutura das comunidades carentes.




PREFEITO VALÉRIO TOMAZI
O prefeito Valério foi cobrado por alguns vereadores a ausência dos secretários, principalmente da Ação Social e Educação, áreas diretamente ligadas com a segurança por suas importâncias.
Tomazi nada respondeu sobre a ausência do secretariado.
Não gostou também quando o vereador Jean disse que o executivo levou 70 dias para liberar uma documentação para ceder um espaço para trabalho social com crianças carentes.
Valério disse que para o ano de 2014 o Loteamento Jardim Progresso receberá pavimentação, mas já desafiou o Capitão da PM, o prefeito quer saber se terá um policial juntamente com os funcionários que farão a pavimentação.
“Não temos como ficar fiscalizando 24h por dia, não temos como cuidar de tudo se a comunidade não ajudar” disse o prefeito.
Quanto a continuidade das invasões que acontecem no Jardim Progresso, o prefeito disse apenas que por força de um Termo de Ajuste de Conduta, serão entregues títulos de propriedade.

Se o chefe do executivo diz que os conselheiros tutelares não conseguem entrar no Jardim Progresso para realizar o trabalho, fico imaginando o que será que ele está esperando para tomar uma decisão e agir como um gestor. Dinheiro tem, arrecadação está batendo recordes, verba estadual e federal existe.  O que será que está faltando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário